Em abril desde ano comprei o Motorola Razr i. Escolhi este aparelho por vários aspectos, entre eles a resistência a respingos de água (meu smartphone anterior era o Defy+), a construção usando alumínio em parte de seu corpo, o processador Intel, e principalmente, porque a Motorola tinha sido adquirida pelo Google (assim, pensava eu, os aparelhos Nexus e Motorola receberão as primeiras atualizações do Android), o que não ocorreu, já que recentemente foi lançado o Android 4.3 e a versão do Android 4.2 já está no mercado há tempos e nada do meu Razr i receber a atualização. Mas não me preocupo com isso, já que eu troco de smartphone constantemente (em 01 ano, troquei de smartphone 05 vezes).
A tela de 4.3" domina a frente do Razr i
    Mas não me arrependi de tê-lo comprado. Ele é um excelente aparelho mid-range. Mesmo usando uma tela de 4,3 polegadas, o Razr i é pequeno. A tela Super AMOLED Advanced de 4.3 polegadas com Corning Gorilla Glass chama a atenção. Cores vivas, preto profundo e um bom brilho. A tela responde bem aos toques. Em reviews e segundo a própria Motorola, a tela tem 540x960, 256 pixels de densidade. Mas, em todos os aplicativos de informação de sistema que baixei, a resolução informada foi de 540x888, 240 pixels de densidade, mas creio que isso se deve ao fato dos botões do sistema serem incorporados a tela, e aí acabam roubando alguns pixels da tela.
     O seu acabamento é muito bonito. A tela é cercada de uma moldura de alumínio aeronáutico, a parte traseira é cercada de uma moldura de plástico que aparenta resistência e o famoso Kevlar, tradição na linha Razr. Mas ficaria melhor se no lugar da moldura de plástico, fosse kevlar também, a pegada ficaria melhor, não que o Razr i seja ruim de pegar, mas transmitiria mais segurança e firmeza.
     Um detalhe que não pegou bem foi aquele plástico brilhante, estilo Black piano, na parte de cima da traseira, circundando a câmera e o flash led, um lugar onde o Kevlar também ficaria melhor. Do lado direito do Razr i fica os botões de liga/desliga, volume e o dedicado para a câmera. Do lado esquerdo o conector mini-usb, os slots para micro-sim e micro-sd (que precisam de uma palheta que vem incluso na caixa para retirar/colocar os mesmos), que ficam tampados por uma tampinha borracha. Ficaria melhor o sistema de gaveta que tem no Razr HD, mas isso não tira o seu brilho. Embaixo apenas o microfone a acima o plug padrão 3,5mm. Ele tem NFC, mas nunca usei. O Razr i tem duas câmeras, uma no lugar convencional e a outra na parte traseira, logo acima da câmera, e os dois microfones tem efeito anti-ruído.   
Fibra de kevlar poderia ir até os contornos do Razr i
    Falando nela, a câmera. A câmera traseira é de 8mp, com foco manual (é só tocar na tela), com controle de exposição, alguns modos de fotos (único, panorâmica, HDR e continua) estes dois últimos muito bons. O modo HDR é muito bom, fotos com pouca luz saem um pouco melhor e a continua tira dez fotos em 1 segundo. Temos também 03 efeitos de cores. Mas, como de costume da Motorola, em ambiente com pouca luz e a noite, as fotos saem com bastante ruído, mas não chega a incomodar, pois isso é normal em câmeras de celular. A câmera frontal é de 0,3Mp e é boa apenas para vídeo chamadas e auto retrato (pelo menos salva a gente daquelas fotos ridículas de adolescentes dentro do banheiro, na frente do espelho fazendo v de vitória com os dedos e mostrando a língua). Os vídeos são gravados em 1080p.
    O Android que veio no meu Razr i é o 4.1.2 (Jelly Bean) com poucas modificações por parte da Motorola, e gostei muito disso. Não gosto quando as fabricantes mexem tanto no SO que o Android perde a identidade(Tive um X8 da Sony e detestei pela Sony mudar completamente o Android). Ele roda liso e com poucos engasgos (poucos mesmos).  Arrastando a tela para esquerda até o final, tem-se um menu de configurações rápidas, onde pode ligar/desligar GPS, WIFI etc. Arrastando até a direita pode-se gerenciar as telas iniciais. Mas confesso que não gostei disto, pois deixa o razr i vulnerável quando o perde ou se é roubado, além do mais os ícones são grandes e fica estranho. Prefiro usar um Launcher (uso o Apex Launcher), aí sim, os ícones ficam pequenos e bonitos.
    O GPS com A-GPS do Razr i funciona bem, apesar de semana passada não funcionou direito comigo, pois abri o Google Maps com o GPS ligado, estava na rua e no mapa minha localização estava totalmente errada. Cerca de uns 10 quarteirões a frente. Fiquei com tudo ligado uns vinte minutos e não consertou. Não sei se o defeito era no GPS ou no Google Maps, mas não testei de novo.
    A memória anunciada pela Motorola é de 8GB, mas destes, apenas 5.13GB estão disponíveis para o usuário, o resto é usado pelo sistema. Para quem gosta de jogos, isso é muito pouco, visto que os melhores jogos atualmente ocupam no mínimo 1,5GB. Mas para quem não joga muito no celular, como eu, isto está muito bom. Infelizmente o Android 4.1.2 não permite instalar aplicativos no cartão sd, sendo assim é melhor ir com calma.  
    O processador da Intel, o Atom Z2480, com clock de 2GHz, com a tecnologia  HyperThreading ( que faz que o processador simule 02 núcleos ao invés de 01), acompanhado de 1Ghz de RAM cumpre seu papel muito bem. O Razr i é rápido e rodou praticamente tudo que instalei nele. Por duas vezes ele travou comigo que pensei que precisaria de um hard reset, mas graças aos céus não precisou, ele voltou sozinho. Comigo o Razr i rodou jogos até pesados, como GTA e Batman sem engasgos.     
    No Antutu Benchmark meu Razr i fez 12417 pontos e no Quadrant 3920 pontos, abaixo apenas do HTC One X e Asus Transformer Prime TF20. Ele foi melhor que o Atrix 4G e o Galaxy Tab 10.1. A bateria é uma Li-Po de 2000 mAh não removível. Sou um hard user e meu Razr i com brilho de tela no automático e comigo mexendo nele constantemente, aguenta umas 10 horas. 

Resultado Quadrant
Resultado Antutu
                                                                                                                                                                                                                                                             





                                                                                          
   



    




    Uso vários aplicativos, vou citar alguns abaixo:
Fotos à luz do dia ficam boas

·         Apex Launcher e Apex Notifier
·         Sense Analog Small Black
·         Avast
·         Bluetooth File Transfer
·         Carango
·         Chrome to Phone
·         Du Battery Saver
·         Easy Voice Recorder Pro
·         Family by Sygic
·         Gotya
Foto noturna com HDR ativo, repare os ruídos na foto
·         Juice Defender Ultimate
·         Mx Player
·         PlayerPro
·         QR Droid
·         Qual a Operadora
·         SideBar
·         Waze
·         uSound Player
·         whatsapp
·         ZD Box
·         Zello
   
  


    Futuramente, farei um review de alguns aplicativos que uso.
    As especificações técnicas são (segundo a Motorola):

·         Visor: Super AMOLED Advanced 4,3 polegadas com resolução de 540×960 pixels e proteção Gorilla Glass.
·         Bateria: 2.000 mAh.
·         Câmera: VGA (frontal) e 8 megapixels (traseira).
·         Conectividade: 3G, Wi-Fi, GPS, Bluetooth 2.1, DLNA, NFC e USB 2.0.
·         Memória externa: suporte a cartão microSD de até 32 GB.
·         Memória interna: 8GB (disponível para o usuário 5,13GB)
·         Memória RAM: 1 GB.
·         Plataforma: Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), mas atualmente já vem com o Android 4.1.2 (Jelly Bean) instalado.
·         Processador: single-core Intel Atom Z2480 (Medfield) de 2 GHz com tecnologia HyperThreading.
·         Sensores: acelerômetro, proximidade e bússola.
·         Peso: 126 gramas.
·         A caixa contém: aparelho Motorola RAZR i, fone de ouvido (3,5 mm), carregador, cabo USB, palheta para retirar/colocar micro-sim e sd e panfletos Motorola.
    O Razr i é um excelente smartphone, com ele, você terá uma ótima experiência com o sistema Android.

Henderson Souza

Entusiasta por tecnologia e fã do Android (Fã, não Fanboy) 




0 comentários:

Postar um comentário