Review do Razr i após 4 meses de uso...
Unknown |
Acessórios
,
Dicas
| Tweet |
Em abril desde ano comprei o Motorola Razr i. Escolhi
este aparelho por vários aspectos, entre eles a resistência a respingos de água
(meu smartphone anterior era o Defy+), a construção usando alumínio em parte de
seu corpo, o processador Intel, e principalmente, porque a Motorola tinha sido
adquirida pelo Google (assim, pensava eu, os aparelhos Nexus e Motorola receberão
as primeiras atualizações do Android), o que não ocorreu, já que recentemente
foi lançado o Android 4.3 e a versão do Android 4.2 já está no mercado há
tempos e nada do meu Razr i receber a atualização. Mas não me preocupo com
isso, já que eu troco de smartphone constantemente (em 01 ano, troquei de
smartphone 05 vezes).
Mas não me
arrependi de tê-lo comprado. Ele é um excelente aparelho mid-range. Mesmo
usando uma tela de 4,3 polegadas, o Razr i é pequeno. A tela Super
AMOLED Advanced de
4.3 polegadas com Corning Gorilla Glass chama a atenção. Cores vivas, preto
profundo e um bom brilho. A tela responde bem aos toques. Em reviews e segundo
a própria Motorola, a tela tem 540x960, 256 pixels de densidade. Mas, em todos
os aplicativos de informação de sistema que baixei, a resolução informada foi
de 540x888, 240 pixels de densidade, mas creio que isso se deve ao fato dos botões
do sistema serem incorporados a tela, e aí acabam roubando alguns pixels da
tela.
O seu
acabamento é muito bonito. A tela é cercada de uma moldura de alumínio
aeronáutico, a parte traseira é cercada de uma moldura de plástico que aparenta
resistência e o famoso Kevlar, tradição na linha Razr. Mas ficaria melhor se no
lugar da moldura de plástico, fosse kevlar também, a pegada ficaria melhor, não
que o Razr i seja ruim de pegar, mas transmitiria mais segurança e firmeza.
Um
detalhe que não pegou bem foi aquele plástico brilhante, estilo Black piano, na
parte de cima da traseira, circundando a câmera e o flash led, um lugar onde o
Kevlar também ficaria melhor. Do lado direito do Razr i fica os botões de
liga/desliga, volume e o dedicado para a câmera. Do lado esquerdo o conector
mini-usb, os slots para micro-sim e micro-sd (que precisam de uma palheta que
vem incluso na caixa para retirar/colocar os mesmos), que ficam tampados por
uma tampinha borracha. Ficaria melhor o sistema de gaveta que tem no Razr HD,
mas isso não tira o seu brilho. Embaixo apenas o microfone a acima o plug
padrão 3,5mm. Ele tem NFC, mas nunca usei. O Razr i tem duas câmeras, uma no
lugar convencional e a outra na parte traseira, logo acima da câmera, e os dois
microfones tem efeito anti-ruído.
Falando nela,
a câmera. A câmera traseira é de 8mp, com foco manual (é só tocar na tela), com
controle de exposição, alguns modos de fotos (único, panorâmica, HDR e continua)
estes dois últimos muito bons. O modo HDR é muito bom, fotos com pouca luz saem
um pouco melhor e a continua tira dez fotos em 1 segundo. Temos também 03
efeitos de cores. Mas, como de costume da Motorola, em ambiente com pouca luz e
a noite, as fotos saem com bastante ruído, mas não chega a incomodar, pois isso
é normal em câmeras de celular. A câmera frontal é de 0,3Mp e é boa apenas para
vídeo chamadas e auto retrato (pelo menos salva a gente daquelas fotos
ridículas de adolescentes dentro do banheiro, na frente do espelho fazendo v de
vitória com os dedos e mostrando a língua). Os vídeos são gravados em 1080p.
O Android que
veio no meu Razr i é o 4.1.2 (Jelly Bean) com poucas modificações por parte da
Motorola, e gostei muito disso. Não gosto quando as fabricantes mexem tanto no
SO que o Android perde a identidade(Tive um X8 da Sony e detestei pela Sony
mudar completamente o Android). Ele roda liso e com poucos engasgos (poucos
mesmos). Arrastando a tela para esquerda
até o final, tem-se um menu de configurações rápidas, onde pode ligar/desligar
GPS, WIFI etc. Arrastando até a direita pode-se gerenciar as telas iniciais.
Mas confesso que não gostei disto, pois deixa o razr i vulnerável quando o
perde ou se é roubado, além do mais os ícones são grandes e fica estranho.
Prefiro usar um Launcher (uso o Apex Launcher), aí sim, os ícones ficam
pequenos e bonitos.
O GPS com
A-GPS do Razr i funciona bem, apesar de semana passada não funcionou direito
comigo, pois abri o Google Maps com o GPS ligado, estava na rua e no mapa minha
localização estava totalmente errada. Cerca de uns 10 quarteirões a frente.
Fiquei com tudo ligado uns vinte minutos e não consertou. Não sei se o defeito
era no GPS ou no Google Maps, mas não testei de novo.
A memória
anunciada pela Motorola é de 8GB, mas destes, apenas 5.13GB estão disponíveis
para o usuário, o resto é usado pelo sistema. Para quem gosta de jogos, isso é
muito pouco, visto que os melhores jogos atualmente ocupam no mínimo 1,5GB. Mas
para quem não joga muito no celular, como eu, isto está muito bom. Infelizmente
o Android 4.1.2 não permite instalar aplicativos no cartão sd, sendo assim é
melhor ir com calma.
O processador da Intel, o Atom Z2480, com
clock de 2GHz, com a tecnologia HyperThreading
( que faz que o processador simule 02 núcleos ao invés de 01),
acompanhado de 1Ghz de RAM cumpre seu papel muito bem. O Razr i é rápido e
rodou praticamente tudo que instalei nele. Por duas vezes ele travou comigo que
pensei que precisaria de um hard reset, mas graças aos céus não precisou, ele
voltou sozinho. Comigo o Razr i rodou jogos até pesados, como GTA e Batman sem
engasgos.
No Antutu
Benchmark meu Razr i fez 12417 pontos e no Quadrant 3920 pontos, abaixo apenas
do HTC One X e Asus Transformer Prime TF20. Ele foi melhor que o Atrix 4G e o
Galaxy Tab 10.1. A bateria é uma Li-Po de 2000 mAh não removível. Sou um hard
user e meu Razr i com brilho de tela no automático e comigo mexendo nele
constantemente, aguenta umas 10 horas.
Uso vários
aplicativos, vou citar alguns abaixo:
·
Apex Launcher e Apex Notifier
·
Sense Analog Small Black
·
Avast
·
Bluetooth File Transfer
·
Carango
·
Chrome to Phone
·
Du Battery Saver
·
Easy Voice Recorder Pro
·
Family by Sygic
·
Gotya
·
Juice Defender Ultimate
·
Mx Player
·
PlayerPro
·
QR Droid
·
Qual a Operadora
·
SideBar
·
Waze
·
uSound Player
·
whatsapp
·
ZD Box
·
Zello
Futuramente,
farei um review de alguns aplicativos que uso.
As
especificações técnicas são (segundo a Motorola):
·
Visor: Super AMOLED Advanced 4,3 polegadas com
resolução de 540×960 pixels e proteção Gorilla Glass.
·
Bateria: 2.000 mAh.
·
Câmera: VGA (frontal) e 8 megapixels (traseira).
·
Conectividade: 3G, Wi-Fi, GPS, Bluetooth 2.1, DLNA,
NFC e USB 2.0.
·
Memória externa: suporte a cartão microSD de até 32
GB.
·
Memória interna: 8GB (disponível para o usuário
5,13GB)
·
Memória RAM: 1 GB.
·
Plataforma: Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), mas
atualmente já vem com o Android 4.1.2 (Jelly Bean) instalado.
·
Processador: single-core Intel Atom Z2480
(Medfield) de 2 GHz com tecnologia HyperThreading.
·
Sensores: acelerômetro, proximidade e bússola.
·
Peso: 126 gramas.
·
A caixa contém: aparelho Motorola RAZR i, fone de
ouvido (3,5 mm), carregador, cabo USB, palheta para retirar/colocar micro-sim e
sd e panfletos Motorola.
O Razr i
é um excelente smartphone, com ele, você terá uma ótima experiência com o sistema
Android.
Henderson Souza
Entusiasta por
tecnologia e fã do Android (Fã, não Fanboy)
|
|
Em abril desde ano comprei o Motorola Razr i. Escolhi
este aparelho por vários aspectos, entre eles a resistência a respingos de água
(meu smartphone anterior era o Defy+), a construção usando alumínio em parte de
seu corpo, o processador Intel, e principalmente, porque a Motorola tinha sido
adquirida pelo Google (assim, pensava eu, os aparelhos Nexus e Motorola receberão
as primeiras atualizações do Android), o que não ocorreu, já que recentemente
foi lançado o Android 4.3 e a versão do Android 4.2 já está no mercado há
tempos e nada do meu Razr i receber a atualização. Mas não me preocupo com
isso, já que eu troco de smartphone constantemente (em 01 ano, troquei de
smartphone 05 vezes).
![]() |
| A tela de 4.3" domina a frente do Razr i |
Mas não me
arrependi de tê-lo comprado. Ele é um excelente aparelho mid-range. Mesmo
usando uma tela de 4,3 polegadas, o Razr i é pequeno. A tela Super
AMOLED Advanced de
4.3 polegadas com Corning Gorilla Glass chama a atenção. Cores vivas, preto
profundo e um bom brilho. A tela responde bem aos toques. Em reviews e segundo
a própria Motorola, a tela tem 540x960, 256 pixels de densidade. Mas, em todos
os aplicativos de informação de sistema que baixei, a resolução informada foi
de 540x888, 240 pixels de densidade, mas creio que isso se deve ao fato dos botões
do sistema serem incorporados a tela, e aí acabam roubando alguns pixels da
tela.
O seu
acabamento é muito bonito. A tela é cercada de uma moldura de alumínio
aeronáutico, a parte traseira é cercada de uma moldura de plástico que aparenta
resistência e o famoso Kevlar, tradição na linha Razr. Mas ficaria melhor se no
lugar da moldura de plástico, fosse kevlar também, a pegada ficaria melhor, não
que o Razr i seja ruim de pegar, mas transmitiria mais segurança e firmeza.
Um
detalhe que não pegou bem foi aquele plástico brilhante, estilo Black piano, na
parte de cima da traseira, circundando a câmera e o flash led, um lugar onde o
Kevlar também ficaria melhor. Do lado direito do Razr i fica os botões de
liga/desliga, volume e o dedicado para a câmera. Do lado esquerdo o conector
mini-usb, os slots para micro-sim e micro-sd (que precisam de uma palheta que
vem incluso na caixa para retirar/colocar os mesmos), que ficam tampados por
uma tampinha borracha. Ficaria melhor o sistema de gaveta que tem no Razr HD,
mas isso não tira o seu brilho. Embaixo apenas o microfone a acima o plug
padrão 3,5mm. Ele tem NFC, mas nunca usei. O Razr i tem duas câmeras, uma no
lugar convencional e a outra na parte traseira, logo acima da câmera, e os dois
microfones tem efeito anti-ruído.
![]() |
| Fibra de kevlar poderia ir até os contornos do Razr i |
Falando nela,
a câmera. A câmera traseira é de 8mp, com foco manual (é só tocar na tela), com
controle de exposição, alguns modos de fotos (único, panorâmica, HDR e continua)
estes dois últimos muito bons. O modo HDR é muito bom, fotos com pouca luz saem
um pouco melhor e a continua tira dez fotos em 1 segundo. Temos também 03
efeitos de cores. Mas, como de costume da Motorola, em ambiente com pouca luz e
a noite, as fotos saem com bastante ruído, mas não chega a incomodar, pois isso
é normal em câmeras de celular. A câmera frontal é de 0,3Mp e é boa apenas para
vídeo chamadas e auto retrato (pelo menos salva a gente daquelas fotos
ridículas de adolescentes dentro do banheiro, na frente do espelho fazendo v de
vitória com os dedos e mostrando a língua). Os vídeos são gravados em 1080p.
O Android que
veio no meu Razr i é o 4.1.2 (Jelly Bean) com poucas modificações por parte da
Motorola, e gostei muito disso. Não gosto quando as fabricantes mexem tanto no
SO que o Android perde a identidade(Tive um X8 da Sony e detestei pela Sony
mudar completamente o Android). Ele roda liso e com poucos engasgos (poucos
mesmos). Arrastando a tela para esquerda
até o final, tem-se um menu de configurações rápidas, onde pode ligar/desligar
GPS, WIFI etc. Arrastando até a direita pode-se gerenciar as telas iniciais.
Mas confesso que não gostei disto, pois deixa o razr i vulnerável quando o
perde ou se é roubado, além do mais os ícones são grandes e fica estranho.
Prefiro usar um Launcher (uso o Apex Launcher), aí sim, os ícones ficam
pequenos e bonitos.
O GPS com
A-GPS do Razr i funciona bem, apesar de semana passada não funcionou direito
comigo, pois abri o Google Maps com o GPS ligado, estava na rua e no mapa minha
localização estava totalmente errada. Cerca de uns 10 quarteirões a frente.
Fiquei com tudo ligado uns vinte minutos e não consertou. Não sei se o defeito
era no GPS ou no Google Maps, mas não testei de novo.
A memória
anunciada pela Motorola é de 8GB, mas destes, apenas 5.13GB estão disponíveis
para o usuário, o resto é usado pelo sistema. Para quem gosta de jogos, isso é
muito pouco, visto que os melhores jogos atualmente ocupam no mínimo 1,5GB. Mas
para quem não joga muito no celular, como eu, isto está muito bom. Infelizmente
o Android 4.1.2 não permite instalar aplicativos no cartão sd, sendo assim é
melhor ir com calma.
O processador da Intel, o Atom Z2480, com
clock de 2GHz, com a tecnologia HyperThreading
( que faz que o processador simule 02 núcleos ao invés de 01),
acompanhado de 1Ghz de RAM cumpre seu papel muito bem. O Razr i é rápido e
rodou praticamente tudo que instalei nele. Por duas vezes ele travou comigo que
pensei que precisaria de um hard reset, mas graças aos céus não precisou, ele
voltou sozinho. Comigo o Razr i rodou jogos até pesados, como GTA e Batman sem
engasgos.
No Antutu
Benchmark meu Razr i fez 12417 pontos e no Quadrant 3920 pontos, abaixo apenas
do HTC One X e Asus Transformer Prime TF20. Ele foi melhor que o Atrix 4G e o
Galaxy Tab 10.1. A bateria é uma Li-Po de 2000 mAh não removível. Sou um hard
user e meu Razr i com brilho de tela no automático e comigo mexendo nele
constantemente, aguenta umas 10 horas.
![]() |
| Resultado Quadrant |
![]() |
| Resultado Antutu |
Uso vários
aplicativos, vou citar alguns abaixo:
![]() |
| Fotos à luz do dia ficam boas |
·
Apex Launcher e Apex Notifier
·
Sense Analog Small Black
·
Avast
·
Bluetooth File Transfer
·
Carango
·
Chrome to Phone
·
Du Battery Saver
·
Easy Voice Recorder Pro
·
Family by Sygic
·
Gotya
![]() |
| Foto noturna com HDR ativo, repare os ruídos na foto |
·
Juice Defender Ultimate
·
Mx Player
·
PlayerPro
·
QR Droid
·
Qual a Operadora
·
SideBar
·
Waze
·
uSound Player
·
whatsapp
·
ZD Box
·
Zello
Futuramente,
farei um review de alguns aplicativos que uso.
As
especificações técnicas são (segundo a Motorola):
·
Visor: Super AMOLED Advanced 4,3 polegadas com
resolução de 540×960 pixels e proteção Gorilla Glass.
·
Bateria: 2.000 mAh.
·
Câmera: VGA (frontal) e 8 megapixels (traseira).
·
Conectividade: 3G, Wi-Fi, GPS, Bluetooth 2.1, DLNA,
NFC e USB 2.0.
·
Memória externa: suporte a cartão microSD de até 32
GB.
·
Memória interna: 8GB (disponível para o usuário
5,13GB)
·
Memória RAM: 1 GB.
·
Plataforma: Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), mas
atualmente já vem com o Android 4.1.2 (Jelly Bean) instalado.
·
Processador: single-core Intel Atom Z2480
(Medfield) de 2 GHz com tecnologia HyperThreading.
·
Sensores: acelerômetro, proximidade e bússola.
·
Peso: 126 gramas.
·
A caixa contém: aparelho Motorola RAZR i, fone de
ouvido (3,5 mm), carregador, cabo USB, palheta para retirar/colocar micro-sim e
sd e panfletos Motorola.
O Razr i
é um excelente smartphone, com ele, você terá uma ótima experiência com o sistema
Android.
Henderson Souza
Entusiasta por
tecnologia e fã do Android (Fã, não Fanboy)






0 comentários:
Postar um comentário